segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resenha: Delírio-Lauren Oliver

Vou falar sobre uma das minhas sagas favoritas! Delírio da Lauren Oliver que é uma série distópica (para quem ainda não sabe o que significa, segue o link no fim da resenha), a primeira coisa que me faz amar ela é por escrever de um jeito muito simples, mas ao mesmo tempo muito elaborado, como por exemplo, ao início de cada capítulo ela coloca frases referentes a história ou a Shhh ( Suma de hábitos, higiene e harmonia) que é um livro que todos os jovens que vivem naquele espaço leem para entenderem como funciona mais ou menos o governo e suas regras . A forma como a Lauren Oliver escreve me faz lembrar a Kiera Cass autora de A Seleção, ambas escrevem de uma forma que faz com que a história flua sem você se preocupar quantos capítulos já leu e se perder no tempo.
Nos EUA futurístico, o amor é visto como uma doença, e cada adolescente ao completar 18 anos sofre a chamada intervenção, onde a pessoa perde a capacidade de se apaixonar, esse processo é chamado de cura, pois segundo o governo todo o ser que se apaixona é irracional, que cede sempre à emoção. Durante o processo da cura os adolescentes são avaliados e são pareados com pessoas com características como, idade, classe social, hobbies, para que se casem e passem o resto da vida juntos. Resumindo, o governo impõe quem será o seu parceiro(a).
Lena, a protagonista da história perdeu sua mãe cedo devido a doença “Amor Deliria Nervosa” quando muito pequena, então passa a morar com sua tia, ela imagina que a cura seria a conquista de paz em sua vida e estaria salva do mal que levou sua mãe.
Mas ela conhece um rapaz que aos poucos vai mostrando a ela que as coisas podem ser bem diferentes do que é imposto por esse governo compulsivo. Junto de sua melhor amiga Hana ela faz descobertas e passa a viver a vida de uma forma diferente e a ter um olhar diferente em relação a sociedade em que vive. Vive várias aventuras e passa por momentos difíceis de separação.  Quando lerem entenderão tudo isso que escrevi, dou 5 estrelas para esse livro, eu que sou uma leitora que se apaixona por romances simplesmente amei. Recomendo muito!
Segue o link com o significado de distopia: aqui.



Ana Flavia

Nenhum comentário:

Postar um comentário